As conferências internacionais reúnem líderes de vários países para discutir sobre certo assunto, e quando falamos sobre conferências ambientais, a intenção é discutir e ampliar os debates sobre impactos ambientais e sobre a necessidade de promover a sustentabilidade.
Uma das últimas conferências que foi mais falado e aguardada aconteceu em 2021, a COP-26. Os assuntos sobre mudanças climáticas e destruição ambiental vêm alarmando cada vez mais as empresas e também os governos. Mas, apesar desta conferência ser a mais falada, ela não foi a primeira a tratar dessas mudanças. Antes, muitas conferências internacionais sobre o meio ambiente tentaram discutir sobre esses assuntos.
PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
1- Conferência de Estocolmo (1972)
Conhecia como Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A Declaração de Estocolmo estabeleceu 26 princípios sobre desenvolvimento e meio ambiente. Ela iniciou uma série de conferências ambientais em que os governos reconhecem sua responsabilidade com o meio ambiente.
2- Primeira Conferência Mundial do Clima
Entre as conferências internacionais sobre o meio ambiente, esta foi a primeira a ser voltada exclusivamente ao clima. A Primeira Conferência Mundial do Clima (WCC-1) foi convocada em 1979 pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). O encontro organizou grupos para analisar informações sobre o clima e sobre as mudanças climáticas.
3- Conferência Rio 92
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) foi a maior reunião de líderes mundiais da época. Também ficou conhecida como Cúpula da Terra, Conferência Eco-92, Rio-92 ou Cúpula do Rio. Realizada em 1992, no Rio de Janeiro, o evento pediu aos governos mundiais que considerassem o impacto ambiental de suas decisões.
4- Rio + 10
A Rio+10, cujo nome oficial foi Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorreu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Ocorrida 10 anos depois da Eco-92, em 2002, esta conferência ambiental contou com a presença de representantes de 189 países. Os principais pontos dessa cúpula eram: afirmação da questão do desenvolvimento sustentável e a reafirmação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Estes foram instituídos dois anos antes, pela ONU.
5- Rio + 20
Novamente na cidade do Rio de Janeiro, dessa vez no ano de 2012, aconteceu a Rio+20, ou Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável. Essa cúpula reuniu um total de 193 representantes de países e uma das maiores coberturas jornalísticas mundiais de toda a história. Nela foi feita a avaliação das políticas ambientais então adotadas e a produção de um documento onde foi reafirmada uma série de compromissos.
6- Conferências das Partes (COP’s)
A COP-26 tornou essa série de conferências internacionais sobre o meio ambiente algo mais famoso. As COPs são encontros mais frequentes, realizados pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática. A ideia surgiu durante a ECO-92, com as COP’s se estabelecendo como um marco das conferências por viabilizar a discussão e a verificação frequente das metas estabelecidas. Entre algumas importantes, podem ser citadas a COP-3, que resultou no Protocolo de Kyoto, e a COP-21, que resultou no Acordo de Paris.
Quer ficar por dentro de mais novidades e não perder nenhum conteúdo? Fique ligado no nosso Blog e nas nossas redes sociais. Clique no link abaixo e saiba mais:
Comments